Como tratar cabelo danificado por química

Seu cabelo está seco, áspero e com pontas duplas? Acha que precisa encontrar algum novo tratamento? 

Escolher um tratamento capilar está longe de ser simples, porque se você não sabe o que está acontecendo com seu cabelo, pode acabar perdendo tempo e dinheiro com produtos e tratamentos que não são específicos para o seu problema. Podem até parecer funcionar no começo, mas depois de um certo tempo, você descobre que não resolveu.  Antes de encontrar um tratamento você precisa saber que: 

Todas as agressões que o cabelo sofre ( raios solares, altas temperaturas, como secador, prancha, etc.) atacam diretamente a cutícula dos fios. E como estamos falando sobre químicas, os danos são ainda maiores. É importante dizer que a haste do cabelo é formada por células mortas: diferente da nossa pele, que consegue se recuperar depois de um corte, por exemplo, o cabelo não é capaz de se regenerar. Isso significa que os  danos que a cutícula sofre são permanentes. Quando a cutícula apresenta muitas falhas e buracos, dizemos que o cabelo está poroso, nesse estágio ele não consegue reter bem a água, imagine você colocar àgua em uma peneira. É possível que você perceba uma diminuição na quantidade de cabelo e ache que está caindo, quando na verdade os fios estão se partindo ao meio por causa da cutícula fragilizada.

Alguns produtos são capazes de preencher esses buracos e dar alguma proteção, mas é uma solução paliativa: apenas previne temporariamente que o problema avance, mas não consegue reverter o dano que já aconteceu, não dá pra fazer novas placas de cutícula crescerem. A única solução é cortar a parte danificada. 😢 No meu caso, que tenho luzes e progressiva, cortar a parte danificada seria cortar bastante. 😨 Certamente não farei isso de uma só vez. 

Percebeu a gravidade? 

Bom e agora? Como manter a hidratação nos fios se ele está poroso e não posso fazer as cutículas crescerem novamente?  Simples, mascarando constantemente, com tratamentos que preencham esses buracos, mesmo que temporariamente, como uma maquiagem. E reparadores de pontas que geralmente são oleosos e ajudam a manter as pontinhas macias. E nunca se esqueça que manter o cabelo hidratado é uma rotina. 

Segue algumas dicas:

  • Escolha um shampoo e condicionador sem sulfato, formulado para cabelos danificados.
  • Para máscaras de hidratação, procure aquelas com óleos e proteínas hidrolizadas. 

    Já falei uma vez aqui, que a máscara que mais preencheu meus fios foi: 

    E o reparador ou “leave in” que sela, ou seja, que faz o papel de cutícula, até que seja lavado é:  Moroccanoil 

    Eu uso também misturado a máscara, óleo de argan é super recomendado pra cabelos danificados. Senti melhores resultados do que fazer umectação com óleo de coco.  

    Procurei falar o que achei mais importante, qualquer dúvida, só falar. 😙

    E se você ainda não viu os danos que o formol causa aos fios, você vê aqui.

     
    Abraço e até a próxima.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    w

    Conectando a %s